terça-feira, 31 de agosto de 2010

Reclamações

Os moradores reclamam que a Prefeitura só dá atenção ao bairro, a partir da Avenida do Contorno, pra lá. Pois ela é mais voltada para comercial, e é bastante importante para a capital.
 Na área residencial do bairro, realmente não há muitos recursos, e como a imagem abaixo mostra, não falta lugar para serem abertas novas lojas. Onde a maioria dessa galeria estão de portas fechadas.



Moradores querem um banco e um bom supermercado mais voltado para a área da Avenida Amém de Sá.




Únicos supermercados voltados para a área residencial, que irritam os moradores, pela complexidade do bairro.

Eventos

  •  Na Avenida Amém de Sá, todos os anos no mês de julho, ocorre uma quadrilha. Onde jovens, adultos, crianças, e idosos participam. Essa é a maior quadrilha em relação aos bairros mais próximos. 
  •  Era realizado uma Mini Maratona também na Avenida Amém de Sá, no Dia das Crianças. Onde as crianças corriam um trajeto e ganhavam diversos prêmios. Porém hoje, essa atividade não é mais realizada por falta de patrocinadores.
  •   Uma festa bastante conhecida no bairro é a festa do Mala, onde é eleito o cara mais aborrecido da região. Realizado em um antigo bar na rua Lignito, todo ano as pessoas vão, e é eleito o Mala do Ano, por votos pagos. O dinheiro arrecadado é doado para instituições de caridade da grande Belo Horizonte.

Áreas de Lazer

 A Prefeitura oferece duas praças à população: Hugo Werneck e Marechal Floriano Peixoto. Sendo essa última citada conhecida como 'A Praça do D.I' e está passando por obras.

Há uma filial do Sesi também localizada no bairro, que oferece cursos, fora o seu Centro de Cultura.
Importantes locais onde são realizados shows, também são localizados em Santa Efigênia entre eles o LAPA Multishow & o FreeGels Music Hall - que em uma das suas últimas importantes apresentações trouxe para Belo Horizonte a banda Dead Fish - .


LAPA Multishow 

Escolas

A escola pública mais conhecida e antiga do bairro tem mais 35 anos.
Chamada de E. M. Santos Dummond é a única municipal que atende a população local.

imagem retirada de dentro da escola


Por onde passaram ilustres nomes de Belo Horizonte:

imagem retirada de dentro da escola


Escolas Estaduais são encontradas duas: E.E Henrique Diniz & E.E  Artur Joviano.


 Algumas nomeadas editoras de livro, que fazem distribuição em Santa Efigênia.

Religião & Projetos

A Igreja Matriz de Santa Efigênia (espaço doado pelo senhor Francisco Geraldo Mancherote) é a igreja principal da região, seguida pela Igreja Metodista . Devido as suas descendências, o bairro é típicamente católico, com um grande fluxo de pessoas idosas e casas com um estilo arquitetônico mais antigo, que hoje são procuradas para a construção de novos prédios.


Santa Efigênia
               
Antiga Construção no bairro 






















É um bairro mais residencial, porém ganha muito na questão de empresas. Próximo a área hospitalar, onde são encontrados os maiores hospitais públicos de Minas, entre eles: o Hospital das Clínicas, a Santa Casa, o Hospital São Lucas e o Hospital Militar.




Entre as notáveis construções e modificações está:
  • A canalização do rio Arrudas (que após uma enchente atingiu vários moradores);
  • O aumento da Avenida Amém de Sá que ligou o bairro Stª Efigênia ao Mangabeiras (novidade que não agradou muitos moradores);
  • A Avenida dos Andradas, importante de Belo Horizonte com fluxo intenso;
  • A construção da estação de metrô Santa Efigênia, que facilitou o acesso ao bairro.
  • A construção do Boulevard Shopping, que está gerando muitos empregos (ainda em construção).

Boulevard Shopping, depois de pronto

História

É um bairro fundado pelos militares que foram transferidos de Ouro Preto e trabalharam no 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Pela necessidade de morar perto do trabalho esses militares começaram a habitar no que hoje é conhecido com o bairro Santa Efigênia (padroeira dos militares).

Era cortado por um ribeirão chamado Cardoso que era atravessado pelos moradores através de pequenas pontes. Hoje a área compreendida desde a rua Lignito até a  Av. dos Andradas, por onde passava,  é totalmente canalizada.

Ainda há a presença nas ruas, por onde passavam bondes. Nem sempre conhecido pelos moradores e na maioria das vezes confundido como rede de esgoto.




velhos trilhos de bonde



 Onde hoje é aquele prédio, o morador José Augusto Fernandes antigo morador do bairro, nos conta: '' Ali havia pés de mangas, que eu e meus irmãos brincávamos e corríamos, era um grande lote e uma pequena olaria.''










Condomínio Júpiter, segundo os morandores, um dos prédios mais velhos da Avenida Amém de Sá.